MEDALHISTA

Militar da FAB conquista pódio em campeonato mundial de tiro com arco

Com essa colocação, o Terceiro-Sargento Marcus D’Almeida garante vaga nas Olimpíadas de Paris
Publicada em: 11/08/2023 07:41
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

No domingo (06/08), o atleta brasileiro Marcus D'Almeida – militar do Programa de Atletas de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB) – conquistou a medalha de Bronze no Campeonato Mundial de Tiro com Arco, o Hyundai World Archery Championships, realizado em Berlim, na Alemanha. Essa vitória marca seu segundo pódio consecutivo no torneio, uma vez que ele também alcançou a posição de vice-campeão em 2021.

"Estou feliz demais em conquistar a vaga olímpica para meu país após ganhar o bronze no Campeonato Mundial de Tiro com Arco na Alemanha. Agora estou me preparando para a 43º Etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco, que acontecerá entre 15 e 20 de agosto em Paris, e para a final da Copa que será realizada no México, no mês setembro. Ainda este ano tenho o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, que será na cidade de Maricá (RJ) no final de setembro e ainda tem Pan-Americano no Chile em novembro", conta o medalhista. 

Essa conquista garante a Marcus a participação na terceira Olimpíada de sua carreira, tendo ocupado a 33ª posição nos Jogos do Rio em 2016 e obtido o nono lugar nos Jogos de Tóquio em 2020. Sua trajetória até a fase decisiva incluiu um sólido desempenho na primeira fase de classificação, garantindo-lhe duas rodadas de folga nas fases eliminatórias. Na etapa inicial dos confrontos, realizados na última semana, ele superou o arqueiro holandês Senna Roos por 7x1. Nas oitavas de final, enfrentou e venceu o vice-campeão olímpico Mauro Nespoli, com um placar de 7x1. Já nas quartas de final, no domingo, ele derrotou o sul-coreano Kim Je-deok, detentor de duas medalhas de ouro olímpicas, com um impressionante 6x0. A semifinal foi um embate equilibrado com o adversário turco Mete Gazoz, onde Marcus sofreu uma derrota por 6x4.

Na disputa pelo Bronze, Marcus se recuperou e conquistou uma vitória crucial contra o arqueiro indonésio Arif Dwi Pangestu, com um placar de 6x4. Sua posição como número um no ranking mundial atualmente é uma prova do seu talento excepcional no esporte. Além do seu êxito no Campeonato Mundial, Marcus também se destacou ao ser vice-campeão mundial em 2021, alcançando o melhor resultado da história do Brasil na competição até aquele momento. Antes disso, ele já havia conquistado o título de vice-campeão na Copa do Mundo de 2014, quando tinha apenas 14 anos, e também foi vice-campeão nos Jogos Pan-Americanos de 2019, realizados em Lima, Peru.

 O Programa Atletas de Alto Rendimento

O PAAR foi criado pelo Ministério da Defesa (MD) com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Com início em 2008, o Exército Brasileiro (EB) e a Marinha do Brasil (MB) foram os pioneiros na contratação de atletas. Na Força Aérea Brasileira (FAB), o Programa começou no ano de 2014 e, atualmente 127 atletas compõem o quadro militares, nas modalidades de natação, atletismo, judô, ciclismo BMX, maratonas aquáticas, taekwondo, ginástica artística, canoagem, salvamento aquático, mountain bike, basquete 5x5, basquete 3x3, triatlo, vôlei de praia, pentatlo aeronáutico, orientação, tiro esportivo (carabina e pistola), paraquedismo e tiro com arco. 

Fotos: CDA